Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Português pode ter surfado a maior onda de sempre na Nazaré



"Nesta quinta-feira, 18 de janeiro, foi um dia memorável na Nazaré. Embora ainda não haja dados oficiais, é possível que Hugo Vau tenha surfado uma onda de, imagine-se, 35 metros, na Praia do Norte.

A revelação foi feita por Jorge Leal (membro da equipa do surfista português) através da página de Instagram. “Hoje vi provavelmente a maior onda surfada na Nazaré por @hugovau no maior swell de sempre!”, escreveu na descrição do vídeo.

Em entrevista à SIC, Hugo Vau disse que a equipa esteve sozinha “cerca de três horas na praia do Norte devido às condições adversas” e que houve cerca de cinco ou seis ondas em que tentou entrar, mas não conseguiu devido ao vento.

Acabou por surfar aquela que é considerada há sete anos como a “Big Mama”. “É muito grande, muitos surfistas que têm muitos anos de praia do Norte já me disseram que foi a maior onda que alguma vez viram surfar na Praia do Norte”, continuou.

Agora, cabe ao “XXL Biggest Wave Awards”, uma espécie de Óscar das ondas gigantes, confirmar este tamanho. Recorde-se que o recorde mundial pertence a Garrett McNamara que, em 2011 e naquela mesma praia, surfou uma onda de 23,8 metros."

(Fonte: NiI.pt)




Fotografia de Patrick Steudtner


Sem comentários: