Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Insistimos: atenção ao pronome de CD de 3ª pessoa







Tudo isto é muito importante! Mas lembrem-se do que acontece quando palavras como não, nunca, também, ainda, os indefinidos, etc. aparecem antes do verbo: os pronomes são atraídos para a frente dele e não se produz modificação nenhuma dos pronomes.

Nós comemo-lo (o pão) mas Nós não o comemos.

Ela fá-lo (o trabalho) mas Ela também o faz.

Vocês regam-nas (as plantas) mas Vocês não as regam.

Eles dizem-no (isso) mas Alguns o dizem.



Como já vimos, a mudança da situação do pronome nestes casos também acontece quando a forma verbal termina em vogal ou em ditongo:


Eu comi-o (o bolo) mas Eu não o comi.

Eu visitei-as (as minhas amigas) mas  Eu não as visitei.




Sem comentários: