Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

História da Jéssica


Encontrei numa velha revista este artigo em que uma menina de 13 anos, a Jéssica, falava dos problemas da vida dela e da ajuda que tinha recebido do projeto Bairrismundo. Hoje, evidentemente, a Jéssica é uma pessoa adulta. Espero que ela tenha tido sorte na vida.


O meu nome é Jéssica, tenho 13 anos e moro em Silves, no Bairro da Caixa D'Água. Eu vivo neste bairro há 8 anos e gosto muito de viver aqui, porque apesar de existirem alguns problemas, foi onde cresci com os meus amigos e onde vivi muitas das experiencias mais importantes e marcantes para mim. Conheço toda a gente aqui e existem sítios que serão para sempre muito especiais pois, apesar de ter sido sempre um bairro muito agitado e com má fama, foi aqui que vivi muitas coisas boas com os meus amigos... grandes descobertas e grandes desilusões.

Foi também neste bairro que passei por uma fase muito problemática da minha vida devido a uma crise familiar que durou algum tempo. Eu admiro muito a minha mãe porque ela foi muito corajosa e conseguiu dar a volta à crise pela qual passámos. Graças a ela, hoje em dia somos muito felizes, vivemos como uma verdadeira família, com amor e cumplicidade. Esse período mais complicado foi ultrapassado com o apoio do Projecto Bairrismundo. Através do apoio psicológico tive oportunidade de falar sobre mim e sobre todas as coisas que ainda não conseguia enfrentar e aceitar. Graças a esse apoio consegui esquecer o passado e esses velhos problemas e aprendi a lidar melhor com as minhas dificuldades e a confiar mais em mim e nas minhas capacidades.

O Bairrismundo foi um projecto que nasceu na Caixa D' Água e que veio mudar a vida do bairro e dos jovens que aqui moram, pois procura ajudar todas as pessoas que precisam. No Espaço Bairrismundo temos muitas actividades para ocuparmos os nossos tempos livres e que nos ajudam a ter melhores notas na escola. O Bairrismundo para mim é como uma segunda casa, onde posso estar com os meus amigos e onde passo a maior parte do tempo, quando não estou na Escola. Participo em todas as actividades que posso e sinto que o projecto me tem ajudado a aprender muitas coisas novas e a melhorar o meu comportamento com os outros. Através das actividades do projecto sinto que tenho crescido e ultrapassado algumas das dificuldades e medos que tinha.

Gosto muito de participar em actividades de intercâmbio com outros projectos, pois fico a conhecer pessoas novas e faço mais amizades. Estas actividades têm-me ajudado a ser mais desinibida e a relacionar-me mais facilmente com os outros jovens. Muitas vezes, não tenho vontade de participar porque acho que não vou gostar ou não me vou sentir bem, mas depois as professoras incentivam-me e no final acaba por ser muito "fixe"! O último intercambio em que participei foi com o Projecto Escola Intercool, que fica na Vila de Pias, no Alentejo. Primeiro organizámos em Silves algumas actividades para que eles pudessem conhecer um pouco mais sobre o nosso projecto, a nossa cidade e o Algarve. Depois fomos nós ao Alentejo onde eles nos receberam muito bem e ficamos a conhecer uma realidade muito diferente da nossa. Gostei muito dessa experiência. Foi muito divertido. No início, as actividades que menos gostei estavam ligadas à Escola, como o Clube de Leitura, a Oficina do Conto, as Acções de Sensibilização ou os trabalhos temáticos, mas, aos poucos, fui percebendo que são actividades onde podemos aprender muita coisa e que também podem ser muito divertidas.

Graças ao Projecto Bairrismundo e ao Programa Escolhas tenho tido a possibilidade de viver experiências super "fixes"!

Jéssica, 13 anos


E continua vivo o Projecto Bairrismundo






Sem comentários: