Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Eu / Ele trouxe - disse - quis - soube



Pretérito Perfeito Simples irregular do verbo trazer: reparem que a primeira e a terceira pessoa do singular deste tempo são exatamente iguais, como acontece com outros verbos irregulares: dizer (Eu disse - Ele, ela disse), querer (eu quis - Ele, ela quis), saber (Eu soube - Ele, ela soube). Isso torna mais fácil aprender o Perfeito Simples destes verbos ao mesmo tempo.

Para as outras pessoas, é só pegar nas terminações do Perfeito Simples regular da segunda conjugação: tu -este, nós -emos, vocês -eram, eles, elas -eram.


Eu trouxe

Tu trouxeste

Ele, ela trouxe

Nós trouxemos

Vocês trouxeram

Eles, elas trouxeram



É claro que...

você / o senhor / a senhora trouxe

os senhores / as senhoras trouxeram






Sem comentários: