Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Clarice Lispector e aniversários

Clarice Lispector, criança


Clarice Lispector era uma excelente escritora brasileira que nasceu num país europeu chamado Ucrânia. Ela escrevia histórias maravilhosas e vamos ler duas delas, muito breves.

Clarice retratava incrivelmente bem o mundo das crianças.


ANIVERSÁRIO

- Amanhã faço dez anos. Vou aproveitar bem este meu último dia de nove anos.
Pausa, tristeza:
- Mamãe, minha alma não tem dez anos.
- Quanto tem?
- Só uns oito.
- Não faz mal, é assim mesmo.
- Mas eu acho que se devia contar os anos pela alma. A gente dizia: aquele cara morreu com vinte anos de alma. E o cara tinha morrido mas era com setenta anos de corpo.

(Nota. No Brasil, cara, como substantivo masculino, significa também "indivíduo qualquer, sujeito, pessoa")


ANIVERSÁRIO

Começou a cantar, interrompeu-se e disse:
- Estou cantando em minha homenagem. Mas, mamãe, eu não aproveitei bem os meus dez anos de vida.
- Aproveitou muito bem.
- Não, não quero dizer aproveitar fazendo coisas, fazendo isso e fazendo aquilo. Quero dizer que não fui contente o suficiente. O que é? Você está triste?
- Não. Vem cá para eu te beijar.
- Viu? eu não disse que você estava triste?! Viu quantas vezes você me beijou?! quando uma pessoa beija tanto outra é porque está triste.


(Para não esquecer, 5ª ed. - Siciliano - São Paulo, 1992 )

 

Sem comentários: