Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Para o Alejandro não se esquecer da banda desenhada

Moebius


O Alejandro disse que não gostava de ler livros, que preferia ler "cómics". É pena. Apesar de haver muita banda desenhada no blogue, porque o Professor gosta e porque acha que é um muito bom material para aprender uma língua estrangeira, há quem coma muito queijo, como o Alejandro, quer dizer, que tem uma fraca memória e usa a palavra inglesa comic em vez de dizer o que se diz em Portugal: banda desenhada, ou BD. Espero que, a partir de agora, ele não se esqueça.

Ah, esquecia-me eu de uma palavra. Sabiam que em Portugal há bedetecas? Acho que o Alejandro gostaria de visitar uma delas, como a de Lisboa, por exemplo, que podem ver em baixo.

Lemos na Wikipédia: "Uma bedeteca (português europeu) ou gibiteca (português brasileiro) é um edifício que funciona como biblioteca, mas que está vocacionada para a arte sequencial (definição que engloba o estilo conhecido como banda desenhada em Portugal ou história em quadrinhos no Brasil)"


Banda desenhada, BD, história aos quadradinhos (português europeu) ou história em quadrinhos, quadrinhos, gibi, HQ, revistinha, historietA (português brasileiro) é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objectivo de narrar histórias dos mais variados géneros e estilos. São, em geral, publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais. Também é conhecida por arte sequencial e narrativa figurada.

A banda desenhada é chamada de "Nona Arte" dando sequência à classificação de Ricciotto Canudo. O termo "arte sequencial" (traduzido do original sequential art), criado pelo desenhista Will Eisner com o fim de definir "o arranjo de fotos ou imagens e palavras para narrar uma história ou dramatizar uma ideia", é comummente utilizado para definir a linguagem usada nesta forma de representação. Hugo Pratt chamava de "literatura desenhada".

Nos Estados Unidos, onde é chamada de comics, a banda desenhada tornou-se popular no início do século XX, um desenvolvimento importante ocorreu em nos anos de 1930, com o surgimento das banda desenhadas de super-heróis cuja ponte foi o personagem Superman lançado em 1938. Este também é o período entre guerras que Hergé criou As Aventuras de Tintin se tornou um clássico do estilo da banda desenhada franco-belga conhecido como linha clara. No Japão, Osamu Tezuka popularizou o manga após a Segunda Guerra Mundial.

(Wikipédia)


Um blogue português dedicado à BD: Divulgando Banda Desenhada, de Geraldes Lino.



A Bedeteca Municipal de Lisboa



Sem comentários: