Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

terça-feira, 26 de abril de 2016

Nuno Figueiredo: primeiro kitesurfista a enfrentar as ondas gigantes da Nazaré



Nuno “stru” Figueiredo é o primeiro kitesurfer a dominar uma das mais difíceis e desafiantes ondas do mundo.

Não foi o primeiro desafio de “stru”, mas ficará certamente na sua memória como um dos momentos mais marcantes do percurso profissional: ser pioneiro na aventura de surfar as ondas gigantes da Nazaré com um Kitesurf.

O feito aconteceu no dia 7 de abril, mas o tricampeão nacional (na modalidade de ondas) preparou-se durante um ano para o feito, deslocando-se várias vezes à praia do Norte, na Nazaré, “para ver e fazer kite em várias condições”.

“O que me motivou foi a minha paixão por este desporto e a ambição de fazer mais e melhor”, contou ao JN o kitesurfista que seguiu todas as regras de segurança para se atirar às ondas com cerca de 10 metros.

O atleta, natural do Porto, diz-se feliz por ter conseguido alcançar o objetivo de ser o primeiro a dominar estas ondas, mas não só. “Estou muito contente de ter reunido uma equipa 100% portuguesa”, explica.

“O som da rebentação das ondas foi do mais assustador que já ouvi. Mas consegui tornar-me no primeiro kitesurfer a surfar ondas gigantes na Nazaré. Agradeço ao Sérgio Cosme pela assistência da mota d’água e ao Jorge Leal por partilhar a sua experiência”, disse ao Beachcam.

Nuno “stru” Figueiredo, praticante de kitesurf há 15 anos, integra o top 10 mundial e a Team Rider internacional. Na lista de prémios incluem-se os títulos de campeão de uma das provas do mundial em Santa Cruz (Califórnia, Estados Unidos da América), em 2011, e de vice-campeão do campeonato do mundo em Dakhla (Saara Ocidental), em 2013.


(Revista PORT.com) - 22.abril.2016


Nuno Stru Figueiredo


Kitesurf, kiteboarding ou mesmo flysurf é um desporto aquático que utiliza uma pipa (comumente chamada pelos praticantes de kite) e uma prancha com ou sem alças (uma estrutura de suporte para os pés). A pessoa, com a pipa presa à cintura através de um dispositivo chamado trapézio, coloca-se em cima da prancha, comanda o kite com a barra, e sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge a pipa.

(Wikipédia)



Sem comentários: