Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

O prazer de ler


No Dia do Livro vamos ler as palavras que escreveu sobre o prazer da leitura uma aluna do 9º ano português. Como já sabem, é o equivalente do nosso 3º ano da ESO.


O PRAZER DE LER 

Oh, como é bom ler! Não sabem os jovens o que perdem quando dizem que não querem ler, que não gostam, que é aborrecido e que preferem ver televisão, jogar Playstation ou ficar no computador.

Ler é um grande passo para aprender, adquirir conhecimento e novas experiências! Ajuda também no desempenho escolar: enriquece o vocabulário, damos menos erros ortográficos, desenvolve a capacidade para argumentar, dar opiniões e a escrita. Ler ajuda à formação de uma pessoa.

Se és um daqueles jovens que nunca conseguiu retirar prazer de uma boa leitura, não desistas já, começa por ler revistas ou jornais, lê num sítio calmo, onde não haja barulho, para conseguires concentrar-te. Tenta ganhar o hábito.

Um livro não ajuda apenas no desempenho escolar, um livro pode ser nosso amigo, como disse Charles Elliot - "Os livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores."

Ler leva-nos a outro mundo, não queres conhecê-lo?

Marta Gonçalves
nº13 9ºA


Lido no blogue Brigada das Letras

Sem comentários: