Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

sábado, 16 de novembro de 2013

Primeiro nevão de Outono cai na Serra da Estrela

Penhas da Saúde, Serra da Estrela, neste sábado
(Foto: Enric Vives-Rubio)


Os alunos devem lembrar-se de que a nossa amiga Catarina já nos tem falado várias vezes da Serra da Estrela. A Catarina é da Guarda e estudou na Universidade da Beira Interior, que fica na Covilhã, porta da Serra da Estrela. Ela vai viajar na próxima semana para a sua terra e quando voltar poderá falar-nos da neve, que tão raramente cai no sul da nossa Extremadura.



Primeiro nevão de Outono cai na Serra da Estrela
Lusa e PÚBLICO

16/11/2013 - 10:11

Manto branco visível nas Penhas da Saúde. Chuva deverá continuar longe por mais uma semana.

A neve está a cair pela primeira vez neste Outono na Serra da Estrela e uma estrada foi encerrada, segundo fonte do Centro de Limpeza de Neve nos Piornos.

"A estrada entre a Lagoa Comprida e os Piornos foi encerrada cerca das 8h30, como medida de precaução e os limpa-neves já estão a trabalhar", disse.

Segundo a mesma fonte, a neve começou a cair "com alguma intensidade" cerca das 8h, a partir dos 1200 metros de altitude. "Na zona da torre já se vê um manto branco", referiu. As restantes estradas mantêm-se transitáveis.

Nos Piornos, a temperatura pelas 9h era de um grau negativo e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para este sábado "até ao início da tarde aguaceiros que serão de neve acima dos 1000 metros".

De acordo com as previsões do IPMA, a temperatura mínima mais baixa, zero graus, registar-se-ia nos distritos de Bragança e da Guarda, com este a ser o recordista da máxima mais baixa (9º), a par do distrito de Viseu.

O sábado ficará marcado por períodos de céu muito nublado, vento fraco a moderado, mas soprando mais forte nas terras altas, com rajadas da ordem dos 70km/h.

Para domingo, as temperaturas mínimas poderão registar uma ligeira descida, mas as máximas deverão subir. A chuva deverá continuar ausente até ao próximo fim-de-semana, prevêem os meteorologistas.


Notícia retirada do jornal Público




2 comentários:

Unknown disse...

eu estive lá varias vezes.

Pedro L. Cuadrado disse...

Ó Pablo, então podias contar-nos na sala de aula alguma coisa de todas essas vezes que lá estiveste...