Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A palavra 'saudade'



Todos se lembram da palavra saudade. Sabem, mais ou menos, o que significa. Mas podemos dizer mais alguma coisa acerca dela. Esta é uma dessas palavras quase impossíveis de traduzir para uma outra língua.

Vejamos o que nos diz a nossa Wikipedia:

Saudade
é uma espécie de lembrança nostálgica, lembrança carinhosa de um bem especial que está ausente acompanhado de um desejo de revê-lo ou possui-lo. Uma única palavra para designar todos os matizes desse sentimento é quase exclusividade do vocabulário da língua portuguesa. A palavra vem do latim solitas, solitatis (solidão = soledad), na forma arcaica de soedade, soidade e suidade e sob influência de saúde e saudar.

Pode-se sentir saudade de muita coisa:

· de alguém falecido.
· de alguém que amamos e está longe ou ausente.
· de um amigo querido.
· de alguém ou de animais de estimação que não vemos há imenso tempo.
· de alguém que não conversamos há muito tempo.
· de lugares.
· de comida.
· de situações.

A expressão "matar a saudade" ou "matar saudades" é usada para designar o desaparecimento (mesmo temporário) desse sentimento. É possível "matar a saudade", por exemplo, relembrando, vendo fotos ou vídeos antigos, conversando sobre o assunto, reencontrando a pessoa que estava longe, etc.

A saudade pode gerar sentimentos de angústia, nostalgia e tristeza, e quando "matamos a saudade" geralmente sentimos alegria.

Estão a perceber?

Ouviremos na sala de aula alguma ou algumas canções em que apareça a saudade.


Sem comentários: